Nesta última segunda-feira (06/04), a Câmara Municipal de Cambará, conforme institui a portaria nº 024/2020, retomou às atividades parlamentares de forma presencial, contando com a presença de todos os pares desta casa. Ao abrir os trabalhos, o vereador e presidente RAFFAELLO FRASCATI explicou que, durante o período de pandemia, por segurança da população e dos Nobres Vereadores, as Sessões Ordinárias ocorrerão de portas fechadas, mas que permanecerão sendo transmitidas ao vivo através do canal da Câmara no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC0GQKQ-FQpHEdT_uP7IjISwe pela rádio SuperCap FM 103,9 para que todos possam acompanhá-las na íntegra.

Dando início a Sessão, foram votados os seguintes projetos: Projeto de Lei nº. 005/2020 – Autor Executivo – 2ª Votação; Projeto de Lei nº. 006/2020 – Autor Executivo – 2ª Votação; Projeto de Lei nº. 007/2020 – Autor Executivo; Projeto de Lei nº. 008/2020 – Autor Executivo; Projeto de Lei nº. 009/2020 – Autor Executivo e o Projeto de Lei nº. 010/2020 – Autor Executivo, os quais foram aprovados por unanimidade pelos membros da casa.

Durante o uso da sua palavra, o vereador RAFFAELLO FRASCATI, esclareceu a população as providências que vem sendo tomadas pela Secretaria de Saúde com relação à COVID-19, destacando estar pronto o Centro de Atendimento das Síndromes Respiratórias e Gripais, que funcionará no Posto de Saúde do Centro. Esclareceu ainda que aqueles que pertencem a este Posto podem se dirigir a qualquer outro para atendimento. Por fim, tranquilizou a todos ao informar que já foram descartados os únicos dois casos sob suspeita do vírus no município e parabenizou todos os profissionais da saúde pelo trabalho de excelência que vem realizando.

O vereador ROGÉRIO FRUTUOSO iniciou parabenizando o Secretário de Saúde e toda a equipe pela atuação preventiva relacionada aos casos de coronavírus, e também à Guarda Municipal pelo trabalho que estão realizando neste período tão complexo. Comentou sobre requerimento encaminhado ao Secretário Municipal de Agricultura solicitando a limpeza do Rio Alambari, o qual, inclusive, já foi dado início ao cumprimento pelo poder executivo municipal.

O vereador JAIR ANTÔNIO DA SILVA falou sobre a pandemia do coronavírus, destacando que todas as esferas do Governo estão envolvidas e que em Cambará, a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando sem parar, parabenizando-os pelos trabalhos. Disse ainda que já está sendo realizada a operação tapa buracos no Bairro Vila Aurora e após ser finalizado iniciarão os trabalhos no Bairro Água dos Coqueiros. Por fim, enfatizou a necessidade de atenção de todos na higiene das mãos e no uso do álcool 70%.

A vereadora CRISTINA APARECIDA DE PAULA agradeceu e parabenizou os servidores da saúde que estão na luta contra essa pandemia, assim como a equipe da Secretaria de Assistência Social que estão também a frente atendendo a população que vem necessitando. Por fim, diante das inúmeras informações que são repassadas a todo momento, a vereadora esclareceu alguns pontos sobre o subsídio do Governo Federal que será fornecido às famílias acrescentando que na terça-feira (07/04) será liberado um aplicativo para cadastramento.

O vereador MARCIO JOSÉ ALBERTINI sobre a pandemia, disse ser um assunto sério, considerando que as decisões que o Prefeito vem tomando junto com o Secretário de Saúde não são fáceis. Ato contínuo, elogiou o Promotor Público, Marcel de Alexandre Coelho pela decisão equilibrada na recomendação formulada para a abertura do comércio no município. Disse ainda que as decisões a serem tomadas não podem agir contra os princípios da medicina e que considera o isolamento social seletivo fundamental. Ao final, solicitou atenção do Executivo às pessoas mais carentes e também aos servidores da saúde que estarão na linha de frente, já os agradecendo pelo serviço prestado.

O vereador MARCOS ROBERTO DE OLIVEIRA disse que, não obstante a periculosidade do coronavírus, também não podem se esquecer da dengue, pois a cidade possui mais de 128 (cento e vinte e oito) casos, motivo pelo qual reforçou a necessidade de que todos realizem a limpeza de seus terrenos e denunciem os que não o fazem. Parabenizou os servidores pelo serviço que vem sendo prestado, destacando os servidores da vigilância e da área da saúde. Agradeceu a doação de 70 (setenta) macacões aos profissionais da saúde, bem como a Prefeitura que não vem medindo esforços para atender todas as áreas. Disse que quem pode deve ficar em casa, esperando que Cambará não venha a ter casos.

Por fim, o vereador WALCIR JOAQUIM comentou sobre a dengue e o COVID, disse que a dengue está próxima a se tornar uma epidemia, enquanto todos se preparam também para a pandemia do COVID, destacando que é necessário que haja um alerta e que os munícipes devem realizar a sua parte. Destacou que a equipe da saúde do município é muito capacitada, e espera a Prefeitura realize o atendimento aos que pertencem aos grupos de risco, bem como aos autônomos que merecem ser assistidos.

Antes de encerrar os trabalhos, o Presidente fez questão de frisar aos munícipes sobre a primeira fase da vacinação de H1N1 que está ocorrendo no município, parabenizando a Secretária Municipal de Saúde pelo trabalho que vem sendo realizado, sem medir esforços, encerrando a cessão.