MAIO AMARELO

O movimento Maio Amarelo  é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Para tanto, busca-se chamar a atenção de toda a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Trata-se, portanto, de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou até mesmo de bicicletas a optarem por um trânsito mais seguro.

Por que maio?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Por que amarelo?

Pois o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Qual o objetivo da campanha?

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Dados apontam que 90% dos acidentes têm como fator preponderante as falhas humanas como: imperícia, imprudência e desatenção. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

Assim,  buscando a preservação da vida e, por conseguinte, um trânsito mais gentil e mais seguro, a Câmara Municipal de Cambará convida a população cambaraense a participar deste movimento e, principalmente, a fazer escolhas mais seguras e responsáveis no trânsito todos os dias, tanto nas rodovias e estradas, mas, também em nosso município, tendo como premissa a preservação da sua própria vida, bem como a dos demais cidadãos.

“No trânsito, o sentido é a vida”.

maioamarelo